REVOGADO; (Decreto n.º 5.176, de 23.12.14).

 

Redação Anterior: (1) Decreto nº 1.666 de 26.12.02

 

ANEXO IV AO DECRETO No 1.666, de 26 de dezembro de 2002. (Redação dada pelo Decreto nº 4.739 de 15.02.13).

 

 

FATORES DE CONSERVAÇÃO DAS ÁREAS ESPECIALMENTE PROTEGIDAS E ÁREAS PASSÍVEIS DE CONVERSÃO

 

NÍVEIS DE USO

Áreas especialmente protegidas e áreas passíveis de conversão que se encontram em estágio de conservação

FATOR DE CONSERVAÇÃO

Uso restrito

Áreas de Preservação Permanente, localizadas em áreas privadas ou públicas, cujo uso somente é permitido para utilidade pública ou interesse social

0,50

Uso sustentável

Áreas de Reservas Legal, localizadas em áreas privadas onde não é permitido o corte raso e cuja exploração somente é permitida através de uso sustentável

0,50

 

 

 

Redação Anterior: (1) Decreto nº 1.666 de 26.12.02.

GLOSSÁRIO DE TERMOS UTILIZADOS.

 

Agenda 21 Local – É um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um município e/ou região, e planeja o futuro de forma sustentável. Este processo de planejamento deve envolver todos os atores sociais na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução a curto, médio e longo prazos. A análise e o encaminhamento das propostas para o futuro devem ser feitos dentro de uma abordagem integrada e sistêmica das dimensões econômica, social, ambiental e político-institucional. O esforço de planejar o futuro, com base nos princípios de Agenda 21, deve gerar produtos concretos, exeqüíveis e mensuráveis, derivados de compromissos pactuados entre todos os atores envolvidos. A sustentabilidade gerada pelos resultados deve ficar portanto, assegurada.

 

Água Tratada - Água tornada potável por um processo de tratamento e que deve atender aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde para consumo humano.

 

Apropriação Social da Unidade de Conservação - o nível de legitimidade social alcançada pelas unidades de conservação a partir do desenvolvimento de ações junto à comunidade, compatíveis com seus objetivos de manejo. Estas ações podem ser operacionalizadas, entre outras, pela democratização de informações, desenvolvimento de estudos e pesquisas, educação ambiental, regulamentação do uso solo, ecoturismo e produção baixo impacto.

 

Área Protegida - As unidades de conservação e as terras indígenas.

 

Bacias HidrográficasConjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. A noção de bacias hidrográficas inclui naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d'água, cursos d'água principais, afluentes, subafluentes, etc.

 

Biodiversidade - Variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres e aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

 

Coema – Conselho Estadual do Meio Ambiente.

 

Conservação e Manejo do Solo - Conjunto de métodos de manejo do solo que, em função de sua capacidade de uso, estabelece a utilização adequada do solo, a recuperação de suas áreas degradadas e sua conservação de forma permanente.

 

DomicÍlio com Coleta de Lixo - Local de moradia, separado e independente, atendido por sistema regular de coleta de lixo, em determinado local e período.

 

Domicílios Atendidos com Água Potável – Local de moradia, separado e independente, com canalização interna que vem de rede geral de abastecimento de água potável tratada.

 

Domicílios com Banheiro ou Sanitário - Local de moradia, separado e independente, que possua aposento com aparelhamento para banho e vaso sanitário.

 

Dotação Orçamentária – Considera-se, para efeito deste Decreto, dotação como numerário financeiro, em reais, consignada na prestação de contas dos municípios. A dotação relacionada a temas ambientais diz respeito a Funções, Programas e Subprogramas direta ou indiretamente relacionados a temas ambientais, na forma aprovada pelo COEMA. Por dotação total entende-se o total das despesas realizadas pelo município.

 

Esgotamento Sanitário - Percentual da população que dispõe de escoadouro de seus dejetos através de ligação do domicílio à rede coletora de esgotamento, sanitário ou fossa séptica, em determinado município e período.

 

Focos de Incêndio – Fogo sem controle em qualquer forma de vegetação, dentro do município.

 

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

 

Manancial - Qualquer corpo d'água, superficial ou subterrâneo, utilizado para abastecimento humano, industrial, animal ou para irrigação.

 

Matas Ciliares - É a vegetação que se desenvolve ao longo das margens dos rios, lagos, represas, córregos e nascentes.

 

Preservação Ambiental - Ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre os seus componentes.

 

Regulamentação – Propor, negociar e normatizar limitações de uso a espaços territoriais, visando a articulação e o ajuste entre as demandas ou necessidades da sua utilização, e a resiliência dos bens naturais.

 

Tábua de Avaliação – Documento síntese de conjunto de variáveis e indicadores a serem utilizados para a apuração da qualidade de um produto ou processo.

 

Terras Indígenas – As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições (§ 1o do artigo 231 da Constituição Federal).

 

Unidades de Conservação – Espaço territorial, incluindo as águas jurisdicionais e seus componentes, com características naturais relevantes, de domínio público ou propriedade privada, legalmente instituído pelo Poder Público para a proteção da natureza, com objetivos e limites definidos e com regimes específicos de manejo e administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, organizadas na forma do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, nas especificadas categorias de manejo.